terça-feira, 23 de março de 2010

Liberdade e Responsabilidade


  • Eventualmente dizem que as irresponsabilidades, violência, falta de respeito... que a juventude pratica, mas sem nenhuma dúvida esses atos não se restringem à juventude, habitualmente eles são praticados por pessoas das mais diversas faixas etárias, são consequência do excesso de liberdade que atualmente as pessoas desfrutam.
  • Na realidade a ausência de liberdade é um dos fatores que tem levado as pessoas a cometerem esses atos, talvez ainda não haja um adjetivo que caracterize essas atitudes, mas isso está distante de ser caracterizado como liberdade.
  • Liberdade é uma escolha e ela vem sempre acompanhada da responsabilidade por essa escolha. A liberdade sempre anda de mãos dadas com a responsabilidade da escolha dos atos que praticamos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

O psiquismo e o ambiente.

Nosso psiquismo
e o ambiente
são determinados pela interação
entre o mundo interno
e o externo.

quarta-feira, 10 de março de 2010

As grades da prisão...


As grades da prisão que nos limitam
são forjadas pelas nossas próprias emoções,
por outro lado se somos aprisionados
pelas nossas emoções, é só através delas que
podemos atingir graus diferenciados de liberdade.
Há uma estreita relação entre os afetos
que nos aprisionam
e aqueles que podem proporcionar
graus maiores de liberdade.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Pausa: Silêncio e Harmônia


  • Um compasso é composto de notas musicais e pausas. São as pausas e as notas tocadas em um determinado tempo que permitem ao ouvinte a percepção da sonoridade de uma música, não fossem elas, as músicas seriam uma sucessão de ruídos sem nenhuma harmônia.
  • Da mesma forma que na música, para que a nossa fala não passe de meros ruídos sem qualquer significado, cada frase necessita em sua sequência de um tempo de silêncio.
  • É esse espaço de tempo de silêncio que permite àquele que emitiu a frase e ao ouvinte perceber o quanto há de harmônia e significados na frase proferida.
  • Em nosso dia a dia pouco percebemos o que a melodia musical pode nos transmitir, na mesma proporção as falas se tornam uma sucessão infindável de ruídos praticamente impossiveis de qualquer interpretação.
  • Igualmente nosso psiquismo é formado e desenvolvido através da linguagem, como essa vem se tornando uma sucessão de ruídos que permite precária interpretação, na mesma proporção o psiquismo é formado precariamente e praticamente sem significados.
  • Se nos permitirmos as pausas e silêncios necessários à harmônia que a linguagem pode nos propiciar, aos poucos será possivel a percepção dos significados que o mundo ao nosso redor está tentando nos transmitir.

terça-feira, 2 de março de 2010

Solidão.


Quando aprendemos a ser
uma boa companhia para nós mesmos,
fica muito mais facil conviver
com a nossa solidão,
ou encontrar outros
que amenizem esse sentimento
de solidão.