segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Traços de Personalidade.


Tudo que fazemos
ou criamos
traz em si
traços de nossa
personalidade.

sábado, 23 de outubro de 2010

As emoções..


As emoções são para ser vividas,
mas as atitudes
devem ser racionalizadas.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Não devemos temer o não...


Não devemos temer o "não",
nem quando precisamos negar algo
e nem quando nos negam algo.
 
A indefinição gera mais sofrimentos.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia das Crianças.


Amanhã é o dia das crianças,
vamos comemorar o dia que é de todos nós.

domingo, 10 de outubro de 2010

sábado, 2 de outubro de 2010

Desculpe..


Quando a palavra perde o seu significado aos poucos os afetos ligados a ela começam a adentrar no limbo, submergindo em um oceano inconsciente, fazendo com que a maré suba, invadindo as áreas baixas e tomando as pequenas praias da reduzida ilha que simboliza nossa precária consciência.

O prefixo DES significa negação, assim, o pedido de desculpas implica que o afeto culpa já esteja instaurado, logo a finalidade do pedido é atenuar o sentimento de culpa.
 
O pedido de desculpas quando não há o sentimento culpa é paradoxal.
 
Algumas vezes parece que o pedido de desculpas é usado para justificar qualquer ato, impondo a quem foi lesado a aceitação - "Já pedi desculpas, se não quiser aceitar..."
 
Onde se encontra o sentimento de culpa nessa frase tão presente em nosso quotidiano, chega a passar a impressão de que a culpa é daquele que foi lesado.
 
"Desculpe, o Sr. poderia me informar... - Desculpe, o Sr. pode me dar licença... - Desculpe, o Sr. me ajuda... - Desculpe, o Sr. aceita..."
 
O polido; acompanha o pedido uma série de frases às vezes até quando aquele que pede está fazendo um favor ou gentileza.
 
Parece que o pedido não tem relação com o ato que está sendo praticado, assim, possivelmente o afeto se encontra em algum outro lugar, talvez perdido nesse oceano inconsciente.
 
Na primeira descrição parece revelar e justificar a agressividade, intolerância, insensatez... Já a segunda pode denotar sentimentos recalcados, que estão transbordando, buscando brechas para emergir e habitar uma pequena ilha que simboliza o mundo consciente.
 
"Se o psiquismo fosse um oceano, o consciente não passaria de uma pequena ilha, perdida nesse oceano."