segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Da Simbiose ao Mundo das Relações - continuação

O Egocêntrico e Sua Relação com o Ambiente
  • Hoje é o dia da árvore, um bem a ser preservado. Essa foi a primeira frase que me veio à mente para ser usada como uma mensagem àqueles com quem partilho minha amizade. Na sequência, repensando eu a alterei e ficou assim: Hoje é o dia da árvore, um bem a ser cultivado.
  • Curiosas as duas frases, inda que minha percepção é a de que esse mundo nos foi "cedido" para partilhar com os demais que aqui convivem e assim, nessa escala evolutiva não somos nem mais nem menos que qualquer outra espécie, logo árvores como outros seres não podem ser consideradas um "bem".
  • Mesmo nas duas frases havendo uma conotação de cuidados, respeito,... elas também não deixam de projetar minha arrogância frente a esse mundo no qual não deixei de considerar a vida de outros seres como um "bem" disponível para atender meus designios.
  • Triste, já são 16h00 e até o momento a única menção que presenciei foi uma pequena nota de rodapé em um informativo no mundo virtual perdida entre inúmeras propagandas, a maioria sem qualquer conotação ecológica.
  • Paradoxal enquanto presenciamos os desastres que continuamos a impor a esse fragilizado mundo, uma data como essa passar despercebida.
  • Símbolo de vida, expressa nossas raízes mais primitivas. Desenhos de crianças de árvores "doentes" trazem a conotação de uma possivel constituição de personalidade fragilizada.
  • Nós que convivemos nos grandes centros raramente nos damos conta de quanto as árvores ao nosso redor estão doentes, seus troncos apodrecidos, sem espaços para suas raizes, não deixam de ser a projeção de uma sociedade igualmente doente.
  • Ao permitir que esses símbolos percam seus significados de certa forma, no mesmo compasso perdemos as características que nos sustentam enquanto seres que fazem parte desse microcosmo, para ocupar a posição egocêntrica que coloca o ambiente como um objeto para satisfazer nossos caprichos.

3 comentários:

  1. É meu grande Amigo... O Homem em sua eterna busca de ser Deus!!! Nem que prá isso precise destruir de vez o Mundo!!!
    Abração

    Marcos InHauser Soriano
    misoriano@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. É triste perceber que muitas vezes valorizamos algo ou alguém somente quando perdemos. A natureza está incluída, porém o estrago é tamanho que muitas vezes não há mais salvação, para ela e para nós.
    Como é possível com a evolução do mundo tanto estrago, desrespeito e crueldade com a natureza e com os animais? E depois ficamos chocados quando a natureza se revolta.
    É uma briga de poder, só que é desigual.
    Parabéns pela sensibilidade do texto. Gostei bastante.
    Abração
    Sara

    ResponderExcluir
  3. Quando vou a feira eu não compro uma mação ou uma banana, acho que não temos esse direito, pois quem é que tem a patente da maçã ou banana natural, "adiquiri" um mini coelhinho de estimação, mas deixei bem claro que não estava comprando o coelho e sim estava pagando pelo trabalho da pessoa que cuidou dele até ele se passado para mim, e assim com as frutas etc...

    ResponderExcluir