terça-feira, 25 de maio de 2010

Respirar...


  • A respiração lenta e profunda traz profundos benefícios à vida, o oxigênio é fundamental ao bom funcionamento do organismo como um todo, seja das funções bioquímicas ou mentais, afinal não somos seres dissociados em corpo e mente.
  • Somos seres dotados de um corpo e temos funções mentais. Corpo e mente sempre têm um funcionamento integrado.A respiração está entre as nossas primeiras aquisições mentais, possivelmente é a primeira coisa que aprendemos ao deixar a vida uterina.
  • Os bebes sabem como respirar, ainda que ninguém os tenha ensinado.
  • Com as rotinas do dia a dia, as tensões, pressões, posturas corporais inadequadas aos poucos desaprendemos essa função tão importante à manutenção da vida.
  • É chegado o momento de reaprendermos, os bebes, alguns animais (cães, gatos) são excelentes mestres nesse sentido, basta retribuir a eles com atenção, o prazer que eles nos proporcionam, é só prestar atenção na forma como eles respiram, especialmente quando estão dormindo.
  • Um execício útil, para reaprender: Ao acordar pela manhã, por aproximadamente 15 minutos, permaneça deitado(a) com a barriga voltada para cima, procure relaxar os músculos do pescoço e ombros.
  • Coloque uma das mãos em cima da barriga, levemente, inspire lenta e profundamente, inflando a barriga, faça uma pequena pausa (alguns segundos), e solte o ar lentamente, desinflando a barriga, uma nova pausa de alguns segundos e repita a sequência durante 15 minutos.

  • Esse breve exercício visa reaprender como deve ser a respiração, se repetirmos o exercício diariamente aos poucos iremos internalizar essa importante função, sempre que se sentir extressado, com tensões, desconforto ou dores na região do pescoço, ombros, repita o exercício por alguns minutos, até que se sinta relaxado(a), na impossibilidade de se deitar, procure fazer o exercício sentado(a) em uma posição confortavel com a coluna reta, uma cadeira com formato anatômico é aconselhável.
  • Ao optar por fazer o exercício no momento em que acordamos, desenvolvemos juntamente nossa capacidade de concentração, que a agitação do dia a dia nos subtrai, ainda passibilitará um início de dia mais relaxado, se esse horário não for viável, escolher um outro que melhor se adeque às suas rotinas.

Um comentário:

  1. Linda postagem!
    Adorei o texto, que visa a importância em reaprendermos como deve ser a respiração, para nos proporcionar benefícios para o corpo e mente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir