sábado, 2 de outubro de 2010

Desculpe..


Quando a palavra perde o seu significado aos poucos os afetos ligados a ela começam a adentrar no limbo, submergindo em um oceano inconsciente, fazendo com que a maré suba, invadindo as áreas baixas e tomando as pequenas praias da reduzida ilha que simboliza nossa precária consciência.

O prefixo DES significa negação, assim, o pedido de desculpas implica que o afeto culpa já esteja instaurado, logo a finalidade do pedido é atenuar o sentimento de culpa.
 
O pedido de desculpas quando não há o sentimento culpa é paradoxal.
 
Algumas vezes parece que o pedido de desculpas é usado para justificar qualquer ato, impondo a quem foi lesado a aceitação - "Já pedi desculpas, se não quiser aceitar..."
 
Onde se encontra o sentimento de culpa nessa frase tão presente em nosso quotidiano, chega a passar a impressão de que a culpa é daquele que foi lesado.
 
"Desculpe, o Sr. poderia me informar... - Desculpe, o Sr. pode me dar licença... - Desculpe, o Sr. me ajuda... - Desculpe, o Sr. aceita..."
 
O polido; acompanha o pedido uma série de frases às vezes até quando aquele que pede está fazendo um favor ou gentileza.
 
Parece que o pedido não tem relação com o ato que está sendo praticado, assim, possivelmente o afeto se encontra em algum outro lugar, talvez perdido nesse oceano inconsciente.
 
Na primeira descrição parece revelar e justificar a agressividade, intolerância, insensatez... Já a segunda pode denotar sentimentos recalcados, que estão transbordando, buscando brechas para emergir e habitar uma pequena ilha que simboliza o mundo consciente.
 
"Se o psiquismo fosse um oceano, o consciente não passaria de uma pequena ilha, perdida nesse oceano."

2 comentários:

  1. Excelente texto, adorei o post!
    A imagem é perfeita, muito linda.
    Parabéns, tudo de bom para você.

    Beijos

    Marion

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Muito interessante, nunca tive esta visão de como uma simples palavra "desculpe" pode ter o seu significado transformado devido às ações, um texto bem esclarecedor.
    Confesso que no meu dia a dia(pode ser até sem perceber, já é automatico)já a usei sem ter a exata consciência dela, mas, já é um bom momento para começar uma reflexão.
    Muita Luz e Paz!
    Lú.

    ResponderExcluir