terça-feira, 23 de março de 2010

Liberdade e Responsabilidade


  • Eventualmente dizem que as irresponsabilidades, violência, falta de respeito... que a juventude pratica, mas sem nenhuma dúvida esses atos não se restringem à juventude, habitualmente eles são praticados por pessoas das mais diversas faixas etárias, são consequência do excesso de liberdade que atualmente as pessoas desfrutam.
  • Na realidade a ausência de liberdade é um dos fatores que tem levado as pessoas a cometerem esses atos, talvez ainda não haja um adjetivo que caracterize essas atitudes, mas isso está distante de ser caracterizado como liberdade.
  • Liberdade é uma escolha e ela vem sempre acompanhada da responsabilidade por essa escolha. A liberdade sempre anda de mãos dadas com a responsabilidade da escolha dos atos que praticamos.

2 comentários:

  1. Ter liberdade é fazer escolhas, mas é a responsabilidade que confere realidade a liberdade. Ao reconhecer como suas determinadas decisões, é necessário assumir as consequências e os efeitos das mesmas. Por tanto, só o homem responsável é autenticamente livre.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. ...liberdade deveria estar sempre acompanhada da consciencia...Quando conscientes ponderamos os limites,até onde podemos ir. No entanto muitos agem sem consciencia, ao seu bel prazer e assim está o mundo. Limite é sempre bom.

    Beijo!

    Paz e Luz!

    ResponderExcluir